quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Passo Primeiro Passo

Esta é a primeira postagem de um blog que tem como razão aparente falar sobre vinhos. Apresentar idéias, debater, ouvir opiniões favoráveis e contrárias, informar sobre degustações e encontros. Com independência. Não temos parceria, acordo ou qualquer tipo de interesse com vinícolas, importadores de vinhos ou lojas de vinhos. Falaremos sobre vinhos, principalmente, 
mas não exclusivamente.  

 Assim sendo,  o vinho é e será sempre um agradável  pretexto para o nosso encontro por aqui.  Ele é  a razão do nosso encontro neste espaço, o motivo  deste blog.   Mas, vez por outra, ele poderá ser usado com um pretexo para falar de outro assunto.  Querem um exemplo de como o vinho pode servir de pretexto para falar de outro assunto ?  então, aí vai, com manchete e tudo: 


VENDA  DE VINHOS CAI 73% EM PETRÓPOLIS 
POR CULPA DA REDE GLOBO ! 
Agora, vamos ao texto:
"Fazendo um jornalismo de péssima qualidade, indigno da maior rede de comunicação da América Latina, a Rede Globo causou pânico e prejuízos imensuráveis ao município de Petrópolis. 
Em nome de uma liberdade de imprensa que não se cansam de reivindicar, os jornalistas de um modo geral - e em especial os que detém o quase-monopólio da informação no Brasil - noticiaram a catástrofe de Petrópolis, inclusive apresentando o mapa de todo o município. Levaram todo o Brasil a acreditar que todo o município foi atingido pela catástrofe.   
Ocorre que as chuvas torrenciais e a destruição ficou restrita a menos de 5% (sim,, cinco por cento) do município de Petrópolis, mais especificamente, em uma localidade chamada Vale do Cuiabá. Mas, como a desgraça gera audiência de TV e leitura de jornais, os jornalistas se incumbiam de generalizar, de noticiar que Petrópolis foi atingida por uma catástrofe de dimensões gigantescas.   
A informação imprecisa gerou pânico.  Em todo o Brasil famílias queriam saber se os seus parentes que moram em Petrópolis estavam vivos ou mortos.  Tudo motivado por informações genéricas, imprecisas, irrresponsáveis.   
A generalização não causou apenas apreensão, sofrimento e dor.  Causou enormes prejuízos.  Os turistas, apavorados, deixaram de vir a Petrópolis,cancelaram suas reservas,  programaram outro destino. Pousadas e Restaurantes vazios, sem clientes. Evidentemente, prejuízos, redução do consumo de comidas, bebidas e, consequentemente, vinhos. 
Prejuízo para as importadoras,  para as vinícolas brasileiras, para os transportadores, para lojas, para restaurantes. - para todos, enfim.  Em Petrópolis, a venda de vinhos caiu  73%   E tudo, rigorosamente tudo, por culpa da  irresponsável generalização dos jornalistas que criaram pânico ao invés de difundir a notícia precisa, correta, restrita aos seus limites geográficos.   
Os que são tão zelosos em reivindicar liberdade de imprensa devem assumir publicamente a responsabilidade inerente ao exercício desta liberdade.  E a distribuição desta culpa, evidentemente, precisa ser feita na proporção da irresponsabilidade de cada veículo.  E a Rede Globo é a grande responsável. Afinal, ela detém  detém 87% da venda de jornais do Estado do Rio de Janeiro e 74% da audiência da televisão em todo o Brasil. Desta forma, serve também de modelo, de referência, de padrão de qualidade. 
Sob o pretexto de fazer jornalismo, de levar a informação para todos os lares, a Rede Globo mostrou o drama sofrido pela parte (5% = Vale do Cuiabá) como se fosse o todo (100% = Petrópolis).  Talvez por açodamento, ou por incompetência, a Globo  acabou se tornando a  responsável por lucros cessantes e por danos emergentes para o governo municipal e para a população petropolitana. "  

Aí está nesta nossa primeira postagem uma matéria atualíssima, 
que serviu de exemplo de como o vinho serviu de pretexto para denunciarmos a irresponsabilidade da imprensa e, 
em especial, da Rede Globo de Televisão na cobertura da 
catástrofe localizada no Vale do Cuiabá.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário